Saiba como captar mais alunos de reforço escolar em 2022



Não é segredo para nenhum educador que a necessidade do ensino à distância dificultou o processo de ensino aprendizagem e causou falhas em muitos aspectos.


Embora algumas escolas tivessem realizado as aulas de forma remota, os alunos apresentaram diversas dificuldades durante esse tempo, acumulando um déficit de aprendizado que pode perdurar durante muito tempo.


Surge então a necessidade do reforço, algo muito procurado por pais nesse período, já que os resultados do ensino regular mostram que há muita coisa a ser trabalhada daqui em diante.


Por isso, esse é o momento ideal de captar mais matrículas de reforço! Preparamos um conteúdo especial para que você dê um salto à frente da sua concorrência e inicie o ano dobrando seu número de alunos.


Continue a leitura!



Dois a cada três estudantes precisam de reforço


Uma pesquisa feita pela Educação Não Presencial na Perspectiva dos Estudantes e Suas Familias, realizada pelo Datafolha e divulgada pela Agência Brasil, afirma que dois a cada três estudantes do ensino básico possuem a necessidade de reforçar o ensino pedagógico.


Esses dados consideram que 76% dos alunos em fase de alfabetização sofrem déficit de aprendizado e precisarão fortalecer seus conhecimentos na volta das aulas presenciais.


As principais demandas são no ensino de matemática e língua portuguesa, com 71% e 70% de dificuldade, respectivamente.


Os pais desses alunos acreditam que a prioridade das escolas nos próximos anos deve ser o investimento em programas de reforço e recuperação, para apoiar o plano pedagógico de cada aluno.



Utilizando diferenciais competitivos para adquirir mais matrículas


Diante da vasta carência de aprendizagem, fica claro que muitas pessoas irão recorrer ao apoio pedagógico, e por isso, é importante que você fique atento e invista em diferenciais que te coloquem à frente dos concorrentes e te transforme em referência no mercado.


Um dos principais influenciadores no universo educacional é a expansão da concorrência. Você já deve saber que a sua escola não é a única na região a oferecer um ensino de qualidade, então é preciso se destacar.


Hoje, o fácil acesso à comunicação em meios digitais faz com que a concorrência entre instituições de um mesmo segmento aumentasse. Você não concorre apenas com instituições da sua cidade, e sim, com o estado ou com o país inteiro.



O que é o marketing institucional?


Lembra do velho ditado “não julgue o livro pela capa”? Pois bem, isso não funciona para o marketing da sua escola, já que é fundamental fortalecer sua imagem se deseja captar e fidelizar suas matrículas.


O marketing institucional visa construir a imagem que as pessoas têm da sua instituição, que é fundamental para definir se querem ou não matricular seus filhos.


Invista em ações de comunicação, de cunho digital e material, para falar sobre seus propósitos e quais benefícios deseja levar para os alunos.


Três aspectos essenciais para que isso se concretize é a definição das missões, visões e valores. Esses pilares são os responsáveis pelo sucesso que você deseja alcançar e para suas estratégias de curto, médio e longo prazo.


Através deles, você deve apresentar as principais características da sua instituição, quais são as suas visões de mundo, no que sua marca acredita e como ela pode transformar a vida dos estudantes.



Endomarketing


E quando falamos sobre marketing institucional, um aspecto muito relevante que anda lado a lado com essa estratégia é o endomarketing.


Antes de construir uma boa impressão externa da sua instituição, é imprescindível que a relação interna seja satisfatória.


Para ser uma escola referência no mercado, é preciso que os gestores motivem os seus colaboradores, fazendo com que eles se sintam engajados e pertencentes ao ambiente de trabalho.


Você precisa fortalecer a ligação do colégio com as pessoas que de fato fazem toda a engrenagem funcionar. Seu time deve se sentir importante dentro da sua escola.


Uma boa relação irá influenciar todo o restante dos seus resultados. Por isso, é importante que leve em consideração que a comunicação interna é um dos principais pontos a serem trabalhados na sua gestão.





Com uma equipe interna bem conduzida em um ambiente agradável, será possível perceber as seguintes melhorias:



Maior motivação

Nada melhor para a motivação do que trabalhar em um espaço amigável. Quando se está inserido em um local que se preocupa com a qualidade de trabalho e bem-estar pessoal, se torna muito mais prazeroso ir atrás de metas e objetivos.



Aumento da produtividade

Depois de motivados, é possível executar o trabalho agradavelmente, já que o time se sentirá satisfeito com o ambiente que o cerca, garantindo maior proatividade e melhores resultados para a escola.



Bem-estar corporativo

O bem-estar é fundamental para um trabalho bem feito, e isso diz respeito tanto à saúde física quanto à saúde mental dos seus funcionários.


Uma instituição que se preocupa com os colaboradores é capaz de melhorar todos os setores, diminuindo o estresse e melhorando consideravelmente a saúde psicológica de todos.



Metodologias ativas: amplificador de matrículas


A falta de engajamento nas aulas é uma das principais dores de todo professor, e depois do ensino híbrido, essa problemática tende a aumentar.


Os dispositivos móveis tomaram conta do dia a dia das crianças do ensino básico, e em alguma perspectiva, o uso dessas ferramentas pode ser benéfico e ainda auxiliar no reforço escolar.


Nesse caso, as metodologias ativas atuam como novos recursos dinâmicos de ensino, responsáveis por divertir e engajar os alunos nos conteúdos propostos.


Inserir esses métodos no planejamento pedagógico significa mudar as formas de ensinar, estimulando a participação ativa dos estudantes em seu próprio processo de ensino.


Permitir que eles tenham autonomia melhora a capacidade de absorção e entendimento das propostas, o que é muito importante quando falamos em apoio pedagógico.


Esse modelo ajuda o professor, pois flexibiliza e constrói as habilidades obrigatórias das aulas, interligando os componentes curriculares de forma efetiva. Assim, fica fácil trabalhar o reforço com muita interação, dinâmica e clareza.


Os docentes podem trabalhar conjuntamente às metodologias ativas, contemplando os alunos de forma individualizada, levando em consideração que cada um aprende em seu próprio ritmo.


Todo esse contexto contribui para que a escola tenha um diferencial competitivo capaz de captar mais matrículas, já que são ferramentas atraentes no mercado.


É muito importante que você tenha algo a oferecer que seus concorrentes ainda não tem, já que assim fica mais fácil se destacar e ser a primeira opção dos pais.



Exemplo de metodologia ativa:


Gamificação


Se os celulares já estão o tempo todo nas mãos dos alunos, que tal ressignificar seu uso?


Os jogos educacionais, também conhecidos como gamificação, são responsáveis por ótimos resultados de aprendizado, já que possibilita que os alunos aprendam enquanto jogam.


Com ele, é possível adicionar atividades, avaliações, quizzes e outras tarefas de acordo com o planejamento vigente, além de possibilitar a utilização dos conteúdos disponibilizados na plataforma.


São softwares estrategicamente desenvolvidos com intuito educacional, levando em consideração questões cognitivas de acordo com cada etapa do processo de aprendizagem.


Alguns produtos incluem uma plataforma disponibilizada para que os educadores tenham acesso ao desempenho dos estudantes, ideal para aulas de reforço, já que é possível entender os principais pontos de dificuldade e traçar um plano específico para cada um.


O aprendizado personalizado possibilita trabalhar as especificações dos estudantes, atendendo suas necessidades individuais e facilitando o trabalho do professor, que com o auxílio da ferramenta, garante maior suporte nos conteúdos obrigatórios.



Além disso, os jogos educacionais são baseados nas habilidades e competências da BNCC e adequados para serem um apoio no planejamento pedagógico.



Por que metodologias ativas impulsionam a captação de alunos?


Dentre tantas opções no mercado, aquelas que possuem diferenciais competitivos são as que mais se destacam.


Hoje, é imprescindível que sua gestão adquira ferramentas inovadoras, pois elas serão responsáveis por tirar sua instituição do lugar de comum para a posição de prestígio, aumentando consideravelmente seu número de alunos.


Todos os benefícios oferecidos envolvem a valorização da instituição pelos pais, além de ser possível adquirir premiações de escola inovadora, permitindo que sua gestão seja bem conceituada e preparada para o mundo digital, sem exigir muito esforço e grandes mudanças institucionais.



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