Professor: como modelar uma carreira inovadora através da tecnologia

Atualizado: 4 de ago.



Estamos vivenciando um momento de transformação em que o modelo tradicional de ensino já não satisfaz todas as necessidades dos alunos, e é necessário uma adaptação das escolas para que não haja defasagem no sistema de aprendizagem.


Com a tecnologia cada vez mais tomando espaços e inovando os modelos educacionais, o professor que não a acompanha acaba perdendo grandes chances de evoluir na carreira.


São inúmeros os benefícios que as ferramentas tecnológicas podem trazer para o dia a dia do professor, mas a grande vantagem é que essa metodologia é capaz de tirar sua grande demanda de tarefas e facilitar todo o processo, desde o planejamento de aulas até os resultados dos rendimentos dos alunos.


Com ela, a carga e horário de trabalho são diminuídos e esse tempo pode ser reaproveitado com outras prioridades.


Você já deve ter percebido que essa mudança tomou conta do seu cotidiano e que ela veio para ficar. Por isso, se pensa em ser resistente quanto ao uso desses métodos, pode ser que você fique para trás dos seus concorrentes.


Caso queira vestir a camisa da mudança e da inovação, possuirá grandes chances de se destacar no mercado educacional e fortalecer a sua carreira de educador!


Essas inovações não servem apenas para te auxiliar no preparo das aulas, mas também são ótimos diferenciais. O uso da gamificação, por exemplo, pode te levar ao destaque dentro da sua instituição e fazer com que você seja valorizado na sua profissão!


Nem tudo é complicado ou necessita conhecimento específico para serem utilizadas. Existem ferramentas fáceis de manusear e capazes de facilitar sua organização diária, aumentando sua produtividade e, consequentemente, turbinando suas atividades.


Então, se está cansado da quantidade de demandas que precisa lidar, esse conteúdo será muito útil para contribuir com um trabalho leve e descomplicado.


A seguir, vamos mostrar que a tecnologia pode ser sua aliada e desvendar os motivos pelos quais o investimento nessas capacitações é tão necessário para seu currículo.


Continue a leitura!



Por quê você deve se render à tecnologia


Se engana quem acredita que a pandemia foi o causador da revolução educacional, pois essas transformações já estão acontecendo há um bom tempo.


Sem dúvidas, esse meio foi um grande aliado das escolas durante o ensino híbrido, uma vez que só foi possível dar continuidade às aulas de forma remota graças às famosas TICS, ou melhor, Tecnologia da Informação e Comunicação.


As TICS nada mais são do que máquinas, programas ou softwares que atuam como recursos tecnológicos através de uma rede de dados, operando conjuntamente para uma finalidade em comum: proporcionar acesso à informação e gerar colaboração e interatividade.


No caso do setor educacional, elas auxiliam no processo de ensino-aprendizagem, além de ajudar na acessibilidade da comunicação da escola com os colaboradores e dos professores com os colegas de profissão.


Dessa forma, os educadores têm a possibilidade de desenvolverem atividades em grupo, fóruns de discussões, debates e outras ideias importantes para o progresso do trabalho. Você pode utilizar as TICS através dos celulares, computadores, televisões, e-mails e outros recursos digitais.


Esses mecanismos possuem alto poder de engajamento dos alunos, possibilitando aulas mais dinâmicas e efetivas, levando em conta que potencializam a produtividade dos estudantes.


O melhor disso é que as ferramentas digitais podem ser utilizadas tanto dentro quanto fora da escola, o que facilita o planejamento dos professores e possibilita o aprendizado mesmo em casa.



Ferramentas que vão te ajudar no dia a dia


Alguns sites são grandes aliados na organização do cotidiano dos educadores, e a grande maioria permite o acesso pelos celulares e tablets. Neles, você pode marcar seus compromissos, anotar dados, adicionar e organizar os conteúdos e até editar suas vídeo-aulas, entre outras coisas. Vamos conhecer alguns deles:


Google Agenda


O Google Agenda é ótimo para quem quer organizar e agendar compromissos e não quer esquecê-los. Aqui, você pode adicionar e controlar eventos e reuniões, além de compartilhar a programação com outras pessoas, inserindo o e-mail delas no bloco desejado.


Este é um calendário digital que poderá acessar sempre que quiser sem se esquecer de nada, pois ele te avisa com antecedência sobre os compromissos que tem agendados.



Mind Meister


Esse site é para quem adora se organizar através de mapas mentais. Nele, você pode incluir seus insights e ordená-los como se estivesse produzindo um documento manual, além de incluir um tema de uma aula e adicionar os tópicos importantes a serem trabalhados de forma organizada e prática.


Você também pode compartilhar esse documento e posteriormente salvá-lo para acessar de forma offline.


Mapas mentais são importantes estratégias educacionais que podem auxiliar tanto os professores quanto os alunos a desenvolverem habilidades e fortalecerem a memória, e ainda facilitam a leitura ampla do conteúdo. Os usuários também podem ter novas ideias a partir do que foi organizado na página.



Filmr


Se ainda possui dificuldades com a edição de vídeo-aulas, o aplicativo Filmr promete facilitar seu processo de preparo do conteúdo. Uma questão importante é o fato de que ele possibilita a gravação e a edição das aulas pelo celular, sem que seja necessário manusear outros dispositivos. Ele ainda permite inserir músicas e efeitos sonoros.



Gamificação e a sua expectativa de carreira


Você com certeza já deve ter ouvido falar sobre a gamificação pois esse termo está cada vez mais presente na vida dos educadores e das instituições educacionais.


Não por acaso, uma vez que essa ferramenta é essencial quando pensamos em unir todas as necessidades da escola: ensino efetivo, aluno engajado e professor sem sobrecarga.


Utilizar jogos no seu plano de ensino é um enorme diferencial que você deve carregar durante a sua carreira, já que é ele quem vai te inserir nesse grande universo tecnológico. Por isso, introduzi-los no seu planejamento irá trazer ótimos frutos se você pretende ser um educador moderno e de sucesso no seu emprego.


gif


Por que a gamificação desafoga o professor?


Os jogos educacionais são ferramentas desenvolvidas e pensadas especialmente para que o aluno, a partir da sua autonomia, aprenda os conteúdos de maneira mais eficiente do que se comparado ao ensino tradicional, o qual o professor oferece uma aula meramente expositiva.


A partir dele, é possível trabalhar com as habilidades destacadas pela BNCC a fim de promover um estudo de fato condizente com o proposto pela escola no momento da efetivação da matrícula.


Assim, o processo de ensino-aprendizagem também é produtivo, e esse é um método que pode ser utilizado tanto durante as aulas quanto como um recurso extra-classe.


Cada um deles possui especificações e características individuais, dependendo da idade e do momento de aprendizado em que a criança se encontra. Já pensou em dividir as demandas do trabalho com um dispositivo que pode ser acessado em qualquer lugar?



Jogo educacional Kiduca


Completamente estruturado com as habilidades da BNCC, a plataforma Kiduca é um jogo desenvolvido para crianças de 5 a 11 anos que estimula a autonomia e a busca por conhecimento. Através do storytelling da menina Rose que perdeu seus conhecimentos, eles embarcam em uma aventura em busca de ajudá-la, e nesse caminho, aprendem enquanto se divertem.


O game foi elaborado por especialistas em educação infantil e contribui para a evolução da vida escolar do estudante, no qual ela é a protagonista da própria aprendizagem.


Além disso, os pais e a instituição possuem total controle sobre o uso da plataforma, podendo, ainda, controlar o tempo de uso do aplicativo. A escola também pode verificar o desempenho dos alunos, e a partir disso entender onde deve aplicar possíveis alterações ou reforços no plano de ensino.


Essa ferramenta é o ombro amigo do professor debilitado por tantas demandas, pois atua como uma ajuda na expansão das atividades e ensinamentos propostos.


E se você possui dificuldades em engajar os alunos durante a explicação, nada melhor do que utilizar um mecanismo digital com alto poder de captar a atenção das crianças para te ajudar nesse processo.



Essa metodologia também é um diferencial no momento de fidelização e captação de matrículas, uma vez que a inovação é um aspecto que os pais levam em conta no momento de procurar uma escola para o filho.


Dentre tantos benefícios, esse game também pode elevar a reputação da instituição no mercado educacional.


E mais: o educador não precisa ser expert em tecnologia ou possuir cursos especializados para manusear a plataforma, pois ela é simples e fácil de ser usada, e possui todos os recursos necessários para auxiliar o professor nessa jornada de ensino.



Apesar das novidades, o professor é insubstituível!


Fique calmo, nada vai te substituir. As inovações tecnológicas atuam como um auxílio para o conhecimento e servem de apoio para o educador, que continua sendo essencial na direção das salas de aula, sejam elas presenciais ou híbridas.


Essas inovações surgiram da necessidade de turbinar o processo de ensino-aprendizagem para facilitar o seu trabalho ao mesmo tempo que oferece autonomia e educação de qualidade para seus alunos.


Contudo, diante de tantas mudanças, é importante que você acompanhe e inclua no seu dia a dia as tecnologias que foram criadas para te ajudar. São elas que irão elevar a sua carreira de modo que consiga atingir todos os seus objetivos e seja valorizado na profissão!



Gostou do conteúdo? Leia outros artigos disponíveis em nosso site que irão te ajudar a ser um professor de sucesso!




33 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo