Marketing como estratégia de captação de matrículas em robótica

Atualizado: 6 de jun.



Sua escola está com o número de alunos que gostaria ou falta muito para você atingir seu objetivo?


A grande concorrência no setor educacional abre um leque de opções, e a escola que é mais capacitada e com diferenciais competitivos, fica à frente dos seus concorrentes.


Em época de campanha, é comum encontrar gestores desesperados para que haja um alto índice de fidelização e captação de matrículas, mas nem sempre esse desejo é atendido.


Com a expansão das mídias sociais e do poder do marketing, novas formas de divulgação estão vigentes, e a comunicação, se utilizada de forma correta, pode atingir mais pessoas com maior probabilidade de fecharem o contrato de matrícula.


A seguir, você irá conhecer os benefícios do marketing como uma ajuda na construção da imagem da sua escola no mercado, aumentando seu alcance para captar mais alunos.


Continue a leitura!



Por que o marketing digital é uma estratégia importante?


A partir das suas experiências pessoais, você deve saber que há um certo comportamento de compra quando há a necessidade ou interesse de adquirir algo. A procura por uma avaliação ou crítica de alguém que entenda e conheça sobre o assunto é um fator decisivo do momento de aquisição.


Dessa mesma forma, os pais buscam criteriosamente as melhores opções de escola para o filho, se baseando no que eles desejam e acreditam, realizando diversos comparativos.


O ambiente digital e seus mecanismos de busca se tornaram o principal espaço dessa propagação de informações, tanto pela praticidade quanto pelo seu benefício de favorecer o alcance das suas campanhas e potencializar as chances de fechamento de matrículas.


Muito antes de fechar um contrato, os pais dos seus possíveis alunos pesquisam diversas possibilidades ideais para eles, e a sua precisa estar bem posicionada no mercado para ganhar relevância.


E quando pensamos em transmitir uma boa imagem institucional, podemos falar sobre a importância da assessoria de comunicação como meio de expansão da sua marca na mídia, seja ela online ou offline.


Já imaginou sua escola nos noticiários da cidade e região, citada com todas as suas ferramentas inovadoras que te diferenciam no mercado?


Uma assessoria é responsável pelo contato direto com a imprensa, e é um meio de interlocução eficiente para estabelecer a credibilidade e a reputação que tanto busca para sua gestão.



Um salto à frente da concorrência


Um dos principais influenciadores do setor é a expansão da concorrência. Você sem dúvida entende que seu curso de robótica não é o único a oferecer um ensino de qualidade, e por isso, é preciso se destacar.


Você saberia me dizer por qual motivo os pais escolheriam sua instituição e não outra? Qual diferencial competitivo te distingue dos demais?


Possuir um método inovador no planejamento pedagógico é essencial para alcançar o sucesso que tanto deseja. Hoje, com tantas possibilidades de ferramentas vigentes no mercado, não há espaço para continuar seguindo os modelos tradicionais de ensino.


O avanço tecnológico trouxe modelos inovadores de educação que colaboram tanto na gestão e professores quanto os alunos.


Um grande exemplo disso são os jogos educacionais, que possuem alto poder de interatividade e performance, e é adaptada às habilidades curriculares da BNCC, auxiliando os alunos em seu processo de aprendizagem ao mesmo tempo que aliviam os professores, sendo ótimos diferenciais competitivos.


Algumas dessas plataformas utilizam a metodologia da realidade aumentada e virtual, que está em alta e que possibilita a inserção de conteúdos estabelecidos pela escola, além do acompanhamento do desenvolvimento intelectual dos estudantes, com controle de tempo de uso por parte dos pais e dos discentes.



Atualmente, é indispensável que você tenha algo que te individualize e que posicione sua marca como aquela que tem um conteúdo inovador e competente a oferecer.



Determine sua persona ou seu cliente ideal


É importante que você defina quem é a pessoa que irá gerar lucros e resultados para sua instituição.


Qual o perfil do seu cliente? É um pai que busca inscrever o filho em um ensino complementar de robótica? O que ele faz, quais são seus comportamentos, dores e anseios?


O gestor deve saber quais são os problemas e as dúvidas desses pais que desejam se relacionar com a sua escola, e deve solucionar essas questões para que ele queira adquirir o seu produto, ou seja, realizar a matrícula.


Traçar uma identidade específica para o seu cliente ideal irá te ajudar a entender como suas estratégias de captação podem ser mais pessoais e efetivas.



A persona da escola de robótica


Perceba que sua instituição ocupa um lugar de ambiente complementar com aulas de programação e robótica, ocupada por estudantes que possuem proximidade em tecnologia e habilidade com computadores e sistemas técnicos.


Essas pessoas normalmente querem potencializar essa capacidade em seus filhos, imaginando um futuro no qual eles sigam esse caminho como profissão. Então, suas estratégias devem ser voltadas para esse perfil de cliente.


Suas dores também incluem nas opções de estrutura, grade curricular, metodologia de ensino, bem-estar durante as aulas, material didático e de construção dos equipamentos, valores e diferenciais.


Lembre-se que cada instituição possui um posicionamento de marca diferente, e por isso necessita de um estilo próprio de comunicação que seja qualificado para aproximar a escola dos seus interesses.


O seu objetivo principal é oferecer exatamente aquilo que os seus clientes procuram.


Para traçar um perfil específico, você também deve contar com informações como idade, estado civil, critérios demográficos, estilo de vida, entre outros.



Quais são as melhores estratégias de marketing digital?


Cada escola precisa identificar qual o melhor método ou canal de divulgação que possui maior probabilidade de retorno. Toda forma de propaganda necessita de recursos e um objetivo claro, com etapas bem definidas e ações que espera que seu público pratique.


Existem diversas formas de marketing digital, e a seguir, apresentaremos as melhores opções para programação e robótica.


Marketing online


É certo que toda estratégia demanda tempo, mas também garantem resultados expansíveis, como é o caso do marketing de conteúdo.


Aqui, você pode criar conteúdos específicos para seu nicho, como blog posts, publicações em redes sociais, e-books, eventos, newsletters e outras produções ricas para o público.


Outra possibilidade são as campanhas de anúncios pagos, como o Google Ads no Instagram, Facebook ou LinkedIn, que oferecem resultados rápidos, mas que exigem investimento financeiro para ser ativado e alcançar os usuários.


Você também pode pensar em utilizar o e-mail marketing como estratégia, que demanda uma base de contatos sólida, mas que também é uma ótima forma de captar clientes.


Recursos como o Inbound Marketing, mídia de performance e remarketing são outras possibilidades de conversão.



Marketing offline


Optar pela estratégia offline pode trazer grandes benefícios para sua captação e fidelização de matrículas, já que nesse tópico falamos sobre outdoor, propagandas em panfletos, etc.


Essa é uma forma de comunicação bem direta com o seu público justamente por estar presente no meio físico e pela possibilidade de visualização em diferentes pontos das cidades.


Esse investimento requer um bom planejamento visual e estratégia de locais de implantação. Por isso, não se esqueça de escolher bem a identidade gráfica da sua instituição e quais são os melhores lugares para a execução do projeto.


Existem inúmeras formas de propaganda da sua marca que valem a pena o investimento. Atualmente, as redes sociais e todo o ambiente virtual se tornaram um ótimo local de exposição de produtos e marcas.


É importante lembrar que sua escola deve estar presente em estratégias de marketing, sempre com um público bem definido para ter maiores chances de conversão.


Além disso, é indispensável que você invista em diferenciais que te coloquem à frente dos seus concorrentes, pois esse é um dos principais passos para ganhar destaque dentro do mercado.




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