Liderança transformadora: promova mudanças em qualquer momento do ano

Atualizado: 17 de jan.



Após as mudanças causadas pela pandemia, o mundo educacional precisou se adaptar em diversos aspectos para que a escola continuasse entregando ensino de qualidade aos seus alunos.


O processo de remanejamento exigiu muito trabalho e implantação de estratégias de todo o time, especialmente dos gestores, que precisaram segurar as pontas para não deixar o barco afundar.


Porém, muitos desses líderes não tinham um planejamento eficiente e capaz de cobrir a imensidão de oscilações que o fechamento dos estabelecimentos causou, e assim, eles se depararam com prejuízos difíceis de se reconstituir, como perda e dificuldade na captação e fidelização de matrículas.


E depois desse momento prejudicial para a administração das escolas, ficou claro que é necessário ter um planejamento prévio e uma gestão de crises capaz de cobrir quaisquer eventuais empecilhos que possam surgir durante a sua gestão.


É importante que os gestores possam estar prontos para estabelecer mudanças em qualquer momento do ano letivo, de modo que elas possam agregar tanto no trabalho dos professores e colaboradores, quanto para o ensino-aprendizagem dos alunos.


Se você tem medo de mudar, é porque não entende como as transformações podem causar um impacto positivo na instituição e não sabe como preparar o setor financeiro para abraçar essa transição, mas resistir à elas pode te trazer resultados negativos.


Existem ferramentas inovadoras, práticas e de fácil implantação, que apenas exigem força de vontade por parte da gestão para fazerem uma educação transformadora.


Neste artigo discutiremos princípios fundamentais que mostram os motivos pelos quais você não deve esperar para implementar novos projetos e precisa começar a aceitar as mudanças agora mesmo.


Então, se deseja elevar sua instituição a nível referencial no mercado, continue a leitura!



Lembre-se que nada se sustenta a longo prazo


Como gestor, você deve saber que o mercado educacional está em constante evolução, e por isso, dificilmente uma estratégia fixa irá perdurar durante muito tempo.


É interessante estar atento às inovações e a tudo que pode direcionar sua escola para um patamar no qual ela esteja cada vez mais próxima de se tornar referência entre os concorrentes.


Antes de pensar em qualquer possibilidade de mudança, é necessário que a coordenação determine um planejamento capaz de englobar qualquer projeto, para que seja possível mudar em qualquer momento do ano letivo.


E como sabemos, um dos principais setores que deve estar preparado para receber essas inovações é o financeiro. Com este tópico devidamente alinhado às estratégias de planejamento, será fácil levar para sua escola aspectos positivos.


gif


Como preparar o setor financeiro para receber inovações?


Antes de tudo, é interessante que você tenha um planejamento para que possa controlar e monitorar todas as esferas que abrangem as finanças da sua instituição, atingindo seus objetivos sem que haja adversidades.


Um sistema bem estruturado auxilia na manutenção correta da saúde financeira, favorecendo aplicações de estratégias para a captação de matrículas em época de campanha, uma vez que existirá um capital designado para essa finalidade.


Assim, uma das principais premissas para uma boa gestão é a organização.


A partir disso, você poderá estabelecer alguns procedimentos de controle, tais como:

  • Contas a pagar

  • Fluxo de caixa

  • A receber


Esse acompanhamento irá proporcionar um bom gerenciamento diário de fluxo de caixa, indispensável para o desenvolvimento da estrutura escolar.


Possuir domínio sobre esses dados é extremamente importante para estipular metas, ajustes e possíveis problemas que possam ocorrer no futuro.


Esse tópico irá te auxiliar na manutenção de todas as despesas, e assim, deve ser aplicada em uma rotina diária. Com isso, você terá domínio sobre todos os gastos, evitando que seja surpreendido com custos exacerbados.



Desfrute de softwares


Hoje em dia, investir em softwares de gestão é indispensável para uma boa administração financeira, já que usufruir dessas ferramentas irá permitir que haja uma manipulação descomplicada dos dados, protegendo-os e conservando-os.


Além de acompanhar detalhadamente todas as despesas, também é possível observar de perto a porcentagem de inadimplência.


Esses dispositivos irão te ajudar a saber lidar com possíveis situações que causam incômodos e problemas para os gestores.



Tenha um planejamento estratégico


Outro ponto relevante quando pensamos em gestão de finanças é o planejamento estratégico desses recursos, para que as atividades escolares sejam conduzidas de forma eficiente.


É preciso ter um plano bem claro e definido para atingir um objetivo e alcançar uma posição favorável ao crescimento da sua instituição. Para isso, é interessante determinar cada tarefa a ser executada por você e pelos colaboradores.


Ao detalhar todas as atividades e funções, torna-se possível identificar os tópicos que necessitam de ajustes e onde serão realizados investimentos.


É fundamental que você considere todos os objetivos da sua gestão, sejam eles a curto, médio ou a longo prazo. Por isso, trace um plano norteador com todas as atividades para produzir as metas e alcançar aquilo que mais deseja para sua escola.


Uma dica é analisar o cenário mercadológico para que suas estratégias e seus objetivos sejam concretos, além de criar um programa eficiente de ações para colocá-las em prática imediatamente.



Tenha uma projeção dos custos


A projeção dos custos irá fornecer todos os detalhes fundamentais para a saúde financeira da sua gestão. Com uma visão ampla de todos os gastos, ficará claro como e onde você deve designar mais atenção e esforços.


Isso é importante caso queira evitar consumos excessivos e desnecessários, pois é a partir dele que será realizada uma análise de todo o orçamento disponível e posterior distribuição dos valores de acordo com as prioridades.


Através da projeção dos custos, é possível garantir a sobrevivência financeira ao simplificar as tarefas, abrangendo todos os custos básicos.



Defina suas prioridades


É fundamental optar por um método que possibilite a análise completa da situação da escola, contemplando todos os processos e serviços dos setores, para que você possa enxergar a região onde é permitido reduzir custos sem que a qualidade de ensino seja prejudicada.


Dessa forma, focar nas prioridades e transferir os investimentos em setores fundamentais para a conquista das suas metas pode te render ótimos frutos.



Cuidado com os desperdícios


Identificar onde estão os possíveis gastos exagerados é uma ótima estratégia de monitoramento das finanças escolares.


Para isso, é preciso realizar uma pesquisa com todas as informações disponíveis e uma análise posterior de todos os dados com as despesas dos setores, para saber onde é apropriado diminuir o consumo.


Caso haja a confirmação de que há investimentos desnecessários, tome atitudes imediatas para controlá-los.


Lembre-se que manter uma boa gestão financeira é imprescindível para que os alunos tenham uma experiência de ensino-aprendizagem efetiva, e para isso, também é necessário que haja transparência e organização por parte da gestão.



Capacite sua equipe


Investir na capacitação da equipe é essencial quando pensamos em desenvolver um bom trabalho pedagógico, capaz de trazer resultados valiosos para a instituição através da melhora da performance de todas as pessoas que trabalham com você.


Capacitar, empoderar e treinar os colaboradores são características fortes de bons líderes, daqueles que sabem que a melhor maneira de elevar o nível da sua escola é investindo em seu time, permitindo que eles acompanhem tudo de mais inovador que houver no ramo educacional.

E sabendo que há uma constante mudança e adaptação em todo o cenário de ensino-aprendizagem, frequentemente nos deparamos com a necessidade contínua de absorção de novas metodologias, conhecimentos, e orientações, inserindo um novo ritmo ao ato de educar.


Investindo em qualificação, você está melhorando os resultados da sua estratégia de captação e fidelização de matrículas. Afinal, um profissional que acompanha tudo o que há de mais inovador do mercado é muito mais preparado em seu trabalho do que aquele que está parado no tempo.


Em questões financeiras, é necessário levar em consideração quanto a instituição precisa investir nessas qualificações. Lembre-se de que é importante ter um armazenamento específico para esse tipo de atividade.



Use tecnologias práticas e fáceis de implantar


Quando pensamos em utilizar tecnologias em sala de aula, logo imaginamos que o processo de implantação e adequação às metodologias ativas serão complexos e de difícil sustentação.


No entanto, existem plataformas práticas que, além de auxiliarem nas técnicas de ensino-aprendizagem, possuem implantação rápida para uso imediato. Ou seja, elas podem ser adquiridas em qualquer momento do ano.


Essas inovações educacionais auxiliam tanto no aprendizado do aluno quanto no plano de aula dos professores, uma vez que estimulam a autonomia dos estudantes e funcionam como um ombro amigo para os educadores.


Nesse momento de grande necessidade de uso da tecnologia, introduzir ferramentas que as funcionalidades ajudam no engajamento do aluno e na evolução da escola são estratégias importantes quando pensamos em transformação.


Plataformas de gamificação são um bom exemplo de mudanças significativas e necessárias, que aplicam ensino personalizado e individual, facilitando nas aulas online por serem facilmente acessadas em celulares, tablets ou computadores.


Por ser uma plataforma aberta, os professores podem inserir conteúdos, livros digitais, aulas gravadas e até formular provas e atividades para o acesso dos seus alunos.



Apesar de parecer complexo, provocar mudanças é prático e necessário para que sua escola continue fluindo de acordo com o que o mercado educacional exige, que é a adesão à inovação.


Então, esteja preparado para possibilitar as transformações necessárias para que sua instituição seja destaque entre a concorrência e sua gestão reconhecida como referência em competência.



Gostou deste artigo? Preparamos outros conteúdos especialmente para você que deseja se destacar na sua profissão! Acesse agora mesmo!




17 visualizações0 comentário