Fortalecendo os valores da sua escola através do Marketing Institucional

Atualizado: 24 de mar.




Sabe aquela escola referência no mercado, que além de possuir condições perfeitas que levam os pais a realizarem as matrículas dos filhos, também é o sonho de trabalho de qualquer colaborador?


Essa instituição é, sem dúvidas, muito reconhecida e a primeira opção no momento em que é necessário escolher uma escola para o filho, por utilizarem missões, visões e valores perfeitamente estabelecidos e que condizem com as preferências do seu público.


Existem diversos fatores que fazem com que o seu colégio se destaque dentre seus concorrentes, e o marketing institucional é uma estratégia muito utilizada quando o propósito é fidelizar e trazer novas matrículas através do fortalecimento da identidade da sua marca.


E se você ainda não conhece ou não sabe como utilizar esses métodos e técnicas, cuidado! Esse pode ser um fator que irá gerar muitas perdas de matrículas, funcionários e quem sabe, até arruinar a sua carreira como coordenador ou diretor de uma escola particular.


Se interessou pelo assunto e quer saber como inserir as técnicas do marketing institucional na sua gestão agora mesmo? Continue a leitura!



Afinal, o que é o marketing institucional e como ele funciona?


Da mesma forma que é essencial atrair e fidelizar matrículas, também é legal obter um reconhecimento público de que sua gestão é responsável por um trabalho bem feito por trás desse objetivo.


Assim, a transmissão da melhor imagem possível da escola, de dentro para fora, permitirá que muitos propósitos sejam alcançados, e consequentemente, o devido reconhecimento da sua coordenação dentro da instituição.


É a boa imagem corporativa que define se a escola poderá ou não ser escolhida pelos pais para fazer parte do desenvolvimento do aluno.


O trabalho do marketing institucional é justamente esse: manter uma boa impressão por meio do que sua marca propaga e do que ela tem a oferecer ao seu público.


Para isso, é necessário que haja um planejamento estratégico de fortalecimento da identidade escolar através de visões, missões e valores. Esses três pilares são essenciais para aproximar a instituição dos seus objetivos.


Um bom planejamento interno de ações estratégicas serve como um norteador das atividades e outras ações que a sua gestão pode desenvolver. É por intermédio dele que será possível consolidar e propagar a essência que deseja e os ideais em que acredita.



Consolidação dos valores escolares


Podemos pensar que o marketing institucional abrange uma série de aspectos que determinam o que a instituição promove. No entanto, mais benéfico do que estabelecer essas qualidades, é consolidar esses valores para que eles durem e tragam resultados satisfatórios.


Nesse contexto, é válido refletir sobre os seguintes questionamentos:

  • Quais são os valores da minha escola?

  • Quais são as práticas que ela defende?

  • Qual é sua personalidade?


Seguindo essas ideias, é possível traçar onde você almeja chegar com essas características, adaptando ao que melhor se encaixa no que você deseja transmitir durante a sua gestão.



Ações de aplicação do marketing institucional no ambiente escolar


Colocar essas propostas em prática é mais fácil do que imagina. Você com certeza já deve ter pensado em realizar projetos e eventos sociais que envolvam e engajem seu público nas atividades desenvolvidas pela escola, certo? Se não, é essencial que dê atenção a esse assunto caso queira gerir um colégio de forma eficiente.


A seguir, você conhecerá 3 exemplos de táticas utilizadas por escolas de valor, que são eficientes para mostrar o que a instituição pode promover e apoiar na sociedade.




  • As ações comunicacionais são ótimos métodos para falar sobre a essência que você deseja transmitir na vida dos pais e responsáveis pelos seus alunos.

É importante pensar no desenvolvimento de iniciativas de apoio às instituições não governamentais através de ações filantrópicas. Essa é uma ação que, além de beneficiar sua estratégia, irá beneficiar muitas pessoas que precisam de auxílio e apoio.


  • Os patrocínios também são bem vindos nesse processo, e é muito enriquecedor para a sua gerência e para os setores locais dar algum tipo de suporte. Por isso, é interessante pensar em ter uma parte do financeiro preparada para financiar as iniciativas sociais que façam parte dos princípios que você procura inserir na sua gestão.


Envolver os alunos e os colaboradores nesses projetos, fazendo com que haja maior comprometimento com as ações, irá aproximar todos os setores e renderá ótimos frutos dentro do seu planejamento.


  • Existe uma infinidade de eventos de cunho cultural e social que são ótimas ferramentas dentro da programação do marketing institucional. Sabe aquele projeto que você, gestor, sonha em desenvolver, mas não sabe por onde começar? Que tal iniciar estabelecendo os valores que abordam suas ideias principais para que eles te direcionam ao caminho do sucesso?


Os canais digitais e as redes sociais têm ganhado grande destaque nos últimos anos, se tornando veículos potentes de divulgação dos trabalhos realizados pelas escolas. A velocidade com a qual a tecnologia transmite informações para diversos públicos pode ser uma aliada no seu método de transmissão de valores.


As famosas lives no instagram e facebook são uma boa opção para evitar aglomerações e manter o distanciamento social durante a pandemia. Além de alcançar mais pessoas, você pode manter as atividades frequentes com comodidade e utilizando novas estratégias em cada uma delas.



E quando falamos em marketing escolar, falamos também sobre estratégias que devem começar de dentro para fora.


Sabemos que a comunicação com seu público externo é fundamental para a obtenção de resultados satisfatórios. Você pode, ainda, estabelecer este contato através de uma assessoria de imprensa, que irá te auxiliar nos melhores métodos de diálogo com seu público.




No entanto, ao citarmos os diversos benefícios do marketing dentro da sua gestão educacional, não podemos esquecer que é indispensável construir uma ótima relação com os colaboradores e seu time interno.


Antes de qualquer coisa, é preciso fortalecer a ligação do colégio com as pessoas que de fato fazem toda essa engrenagem funcionar. Seu time deve se sentir importante dentro da sua escola.


Imagine trabalhar em um ambiente no qual as pessoas não sentem prazer ao trabalhar, onde há murmurinhos pelos corredores falando mal sobre sua gestão ou a respeito dos colegas de trabalho? Essa, com certeza, é uma situação extremamente desagradável que pode até prejudicar sua imagem.



Endomarketing: o que é e como funciona


O uso de um método muito utilizado por escolas de sucesso, chamado endomarketing, é uma ação conjunta entre o RH e o marketing geral, no qual é possível fazer com que o clima organizacional seja mais saudável e agradável de se trabalhar.


Satisfeitos com as condições de trabalho, os colaboradores irão influenciar pessoas a respeito da instituição de modo geral, em conversas com familiares e amigos sobre as vantagens e benefícios de seu emprego.


Uma ideia que pode te auxiliar nesse segmento é a elaboração de um canal de comunicação direto com seus funcionários, para que eles possam oferecer sugestões e resolver possíveis dúvidas internas.


Nesse diálogo, a escola também pode transmitir novidades e assuntos que interessem sua equipe, como as conquistas e destaques recentes do colégio.


Essa é uma ótima forma de firmar o contato dos colaboradores com todos os processos do funcionamento escolar.


Além disso, a prática dessa estratégia fará com que sua coordenação tenha uma impressão mais carismática e humanitária. Nesse contexto, o devido engajamento causará em seu time um sentimento de pertencimento e orgulho ao trabalhar na sua instituição, impulsionando e otimizando sua produtividade.



Employer Branding e sua escola como referência


Outro termo utilizado para determinar uma boa relação interna é o employer branding, que nada mais é do que o método que fará com que seu colégio seja o sonho de trabalho de qualquer profissional da educação.


Já pensou em ser reconhecido como o gestor responsável por uma escola com uma ótima reputação empregatícia?

Essa é uma ação totalmente voltada para os seus colaboradores, ou seja, o time que trabalha junto com você para promover um ensino de excelência dentro do mercado.


Nesse tópico não falamos sobre valores monetários, mas sobre o quanto sua administração pode enriquecer a vida das pessoas que trabalham com você.


Mais do que benefícios trabalhistas, se destacar pela qualidade de trabalho em um ambiente amigável e harmônico é um diferencial importante quando seu objetivo é fortalecer a imagem do colégio e se tornar um diferencial entre seus concorrentes.


E se você considera desgastante o processo de realizar novas contratações, essa pode ser a solução dos seus problemas. A utilização do endomarketing no seu planejamento evita consideravelmente a rotatividade de funcionários.


Afinal, manter uma rede de colaboradores que te acompanham durante muito tempo pode ser fundamental para o alinhamento dos seus propósitos educacionais.


Todos esses aspectos, quando trabalhados em conjunto, se tornam métodos muito valiosos para obter objetivos concretos, como a fidelização e a captura de matrículas.



O marketing institucional, portanto, é um grande aliado na construção de visões, valores e missões que sua escola deseja transmitir para seu público, ou seja, a essência que você deseja disseminar para a vida dos pais, dos alunos e dos colaboradores que estão envolvidos nesse contexto.


Essas estratégias, se devidamente equilibradas com a relação harmoniosa estabelecida com seu time interno, são o caminho concreto para a coordenação admirável.



Gostou do artigo e deseja transformar sua instituição em uma escola de sucesso? Leia mais conteúdos e coloque essas práticas em ação agora mesmo!










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