Como organizar sua gestão para não perder oportunidades transformadoras

Atualizado: 22 de fev.




A organização precisa ser um item indispensável em todos os setores da sua escola. Sem um bom planejamento e uma gestão organizada, poucas coisas vão funcionar de forma eficiente.


A falta de visão estratégica é um dos principais erros cometidos e pode causar danos irreparáveis em uma instituição.


E um bom líder sabe que manter todas as áreas sob controle é fundamental para que tudo seja bem desenvolvido e traga bons resultados.


Afinal, sem organização e planejamento, a única certeza é de que todo o trabalho realizado no ano letivo será prejudicado, podendo até mesmo provocar perda de matrículas e dificuldade de captação em época de campanha.


Pensando nisso, trouxemos um conteúdo especial para todos os gestores que desejam parar de apagar focos de incêndio e organizar suas responsabilidades e atribuições de forma que não haja perda de oportunidades importantes para a escola.


Continue a leitura!


gif


Planeje suas prioridades


Primeiramente, é necessário que você defina quais são suas prioridades do dia, do mês ou do semestre. A partir dessa visão panorâmica, fica mais fácil estruturar o que e como você fará seus deveres.


Ter uma visão a longo prazo é importante, mas nesse caso, também é legal que você saiba exatamente o que precisa ser feito com urgência e dentro de um prazo menor, para que não haja prejuízos difíceis de lidar.


Por isso, respeite essas responsabilidades prioritárias e não deixe que aspectos urgentes sejam esquecidos por falta de planejamento.



Prepare o planejamento para o ano letivo


Esse ponto é, sem dúvidas, o qual você já deve estar cansado de saber. Mas será que você está, de fato, elaborando de forma efetiva?


Para antecipar todos os cenários e criar soluções para possíveis contratempos, é necessário que você tenha atribuído todas as demandas, tarefas e compromissos previamente, para controlar todos esses aspectos.


Nesse tópico, é interessante inserir a definição dos seus objetivos de curto, médio e longo prazo, além de metas e estratégias para realizá-los.



Planeje suas atividades básicas


As atividades mais simples são fáceis de serem esquecidas, embora ainda sejam parte significativas do seu trabalho.


Se controladas, essas tarefas serão estabelecidas e manuseadas com maior facilidade.



Se necessário, ajuste seu planejamento


Por mais organizado que sejam determinadas atividades, sempre é legal avaliar a necessidade de ajustar o planejamento, para que eles estejam de acordo com a realidade.


Um dos principais pontos que requer atenção são as questões pedagógicas, que além de serem uma das partes mais relevantes da escola, aquela que define se a sua gestão é eficiente ou não, também é a que pede mais atenção e cuidado.


Mesmo um plano de aulas devidamente alinhado precisa ser ajustado, pois cada aluno e cada turma possuem necessidades específicas.


E todos sabemos que uma boa gestão escolar possui o objetivo de assegurar a qualidade do ensino, aplicando um ensino-aprendizagem de acordo com as exigências pedagógicas sem que falte acompanhamento e avaliação dos conteúdos propostos.


Essas questões levam em conta a importância de aderir às novidades do mercado educacional, que além de agregar valor à sua escola, também vão facilitar a individualidade dos estudantes e a produtividade do trabalho escolar.


Hoje em dia, existem ferramentas inovadoras e capazes de entregar conteúdos baseados na BNCC que levam em consideração as exigências de cada faixa etária, facilitando a aprendizagem ao mesmo tempo que promovem autonomia e diversão.


Plataformas de jogos educativos são ótimos exemplos de questões que devem ter atenção no momento de auxiliar o desenvolvimento de planejar um ano letivo e até mesmo o semestre, pois são de fácil implantação e podem entrar em vigor em até sete dias.


Mesmo que seu planejamento já esteja fechado, todo dia é um bom dia para iniciar uma nova história com seus alunos, não é mesmo?





Check list diário


Organizar tudo o que tem para realizar no dia pode ser uma boa estratégia para que, ao final do expediente, você tenha cumprido as principais demandas do dia.


Escreva em um papel para tê-lo em seu campo de visão durante o trabalho, ou anote em sites ou aplicativos como o Google Keep, por exemplo, para não se distrair e deixar coisas essenciais pendentes.



Não deixe para depois o que deve ser feito hoje


Comece pelo mais difícil!


Às vezes, postergamos assuntos necessários por considerarmos trabalhosos e exigentes, mas são eles quem devem ser realizados antes de qualquer outro.


Aproveite o momento do dia em que você se considera mais produtivo para que dedique sua energia naquilo que é importante.


Não atrase tarefas que considera difíceis ou desagradáveis para favorecer as atividades que você tem preferência. Embora mais trabalhosas, se são prioritárias e devem ser realizadas em determinado momento, não deixe de fazer.



Cumpra todos os prazos


O tempo é uma das coisas mais poderosas, valiosas e escassas que nos acompanha em todos os parâmetros e esferas da vida.


Se você tiver uma boa gestão dele, suas obrigações poderão ser feitas corretamente e sem estresse.


Por isso, estabelecer e cumprir prazos para cada uma permite que você realize todas elas sem deixar nada relevante para trás.



Promova disciplina para toda a comunidade escolar


Motivar a equipe permite que todos estejam alinhados através de um mesmo propósito: cumprir com suas demandas para alcançar os objetivos da instituição, seja promover um ensino de qualidade ou captar e fidelizar mais matrículas.


Um bom gestor entende que essa motivação é responsável por auxiliar a comunidade a executar as atividades dentro do tempo determinado, com qualidade e de acordo com o planejamento pré-estabelecido pela escola.


A partir das conclusões das tarefas e da delegação de outras, novas oportunidades de aprendizado e desafios irão surgindo.


É importante que você invista em canais de comunicação com sua equipe, com os pais e com os alunos, para envolvê-los em decisões cabíveis e encontrar possíveis soluções inovadoras para desafios e problemas diários da sua gestão.



Uma escola desorganizada passa uma má impressão para os pais


Os pais dos seus alunos são os maiores interessados pelos serviços que você oferece, e assim, eles sempre estarão atentos ao que acontece dentro da sua instituição.

Já imaginou o que aconteceria se eles soubessem que a gestão da escola que confia o futuro do seu filho é completamente desorganizada e falha com prazos e metas?


Isso com certeza te traria má reputação e perda de matrículas.


Se a solução fosse oferecer uma boa imagem escolar ao público, sem dúvidas um serviço de assessoria de imprensa seria uma boa estratégia.





Mas cumprir com todas as obrigações de forma organizada e conforme o planejamento, visando o bom funcionamento da escola, é um trabalho que você, junto de seu time, pode oferecer.



Não procrastine


Sabe aquele e-mail sobre um assunto importante que você deixou para responder depois e esqueceu?


Ele poderia ter sido uma grande oportunidade para fazer sua gestão performar.


Até detalhes simples como este farão uma grande diferença no produto final que você entrega, e pode te trazer inúmeros prejuízos.


A procrastinação pode te prejudicar em vários sentidos. O ideal é que você tenha um planejamento e o siga, tentando evitar deixar qualquer atividade para depois e evitando que elas acumulem, sobrecarregando outras áreas.



Utilize a tecnologia a seu favor


Muitas atividades podem ser facilitadas, automatizadas e realizadas com mais velocidade e eficiência com o auxílio de recursos tecnológicos.


Aplicativos como o Google Agenda, por exemplo, podem te ajudar a organizar as demandas do dia, da semana e do mês, e ainda te avisar com antecedência quando o prazo está chegando ao fim.


Além disso, alguns softwares de gestão financeira e de planejamento pedagógico irão facilitar sua rotina e ainda integrar todos os setores que precisam de maior atenção.



Pense antes de agir!


Por último, mas não menos importante, agir por impulso pode te trazer prejuízos irreversíveis.


Pensar antes de agir faz toda a diferença para que você encontre a melhor solução no menor tempo possível e evita que seja necessário refazer determinadas coisas.



O professor e especialista em gamificação, Ivanio Dickmann, relata que para fazer uma educação de qualidade, é fundamental que haja uma gestão de qualidade.


No vídeo abaixo, ele conta um pouco sobre a importância da organização para a realização de um trabalho competente. Confira!



Gostou do nosso conteúdo? Confira outros assuntos que preparamos especialmente para você, gestor ou professor, que deseja fazer parte de uma educação transformadora!






26 visualizações0 comentário