Como fazer de 2022 o melhor ano da sua carreira de gestor

Atualizado: 21 de fev.




Sem dúvidas, o ano de 2021 não foi tão favorável ao mercado educacional quanto o esperado, levando em consideração as expectativas criadas para superar 2020.


Se adaptar às tecnologias ainda é uma problemática que a maioria das escolas enfrentam, e com a volta gradual do ensino presencial, os gestores precisam enfrentar mais um momento de adaptações e transformação da comunidade escolar.


E será que você sabe os pontos que precisa melhorar para que o próximo ano seja muito mais favorável para a sua gestão?


Muitos gestores, com medo das modificações na educação, acabam perdendo ótimas oportunidades de se destacarem dentro do mercado enquanto seus concorrentes passam à frente, levando consigo todas as oportunidades de matrículas.


Além disso, também existem aqueles profissionais que, desesperados para alcançar os objetivos, deixam falhas pelo caminho, e na intenção de melhorar, arruinam todas as estratégias premeditadas.


É preciso muito cuidado para não continuar cometendo os mesmos erros todos os anos, e assim, acabar perdendo vendas e gerando fracasso no período de campanhas para obtenção de novos alunos.


A seguir, iremos te mostrar como descomplicar e fazer com que o ano de 2022 seja um divisor de águas na sua profissão, possibilitando um período progressista e cheio de bons resultados.


Continue a leitura!


gif


Primeiramente, quando pensamos em uma escola de sucesso, devemos lembrar que esta precisa ser um ambiente agradável, com pessoas positivas que querem obter bons resultados.



Dessa forma, é papel do gestor estabelecer os valores da escola aos funcionários, permitindo que eles saibam que também são responsáveis pelo bom funcionamento da instituição.


Aqueles profissionais que são incentivados a fazerem dar certo, irão, de fato, ajudar a fazer com que essa engrenagem funcione.



Seja um incentivador e ajude seu time!


Diante de um cenário cheio de incertezas dentro e fora das escolas, é comum que os colaboradores se sintam desanimados e desmotivados dentro da profissão. É necessário que haja alguém para entusiasmar a equipe e dar continuidade aos trabalhos, a fim de obterem resultados satisfatórios.


Então, seja um gestor que motiva seus colaboradores!


Provavelmente você deve ter ficado desesperado e sem saber por qual direção seguir quando precisou fechar as portas da sua escola. O erro de muitos gestores foi ser resistente às mudanças, demonstrando medo ao refazerem planos e se desfazerem daquilo que planejaram.


A dificuldade em abrir mão de um ponto de vista pode até ser natural, mas você deve ter muito cuidado para não virar refém de um só objetivo e fechar os olhos para outras oportunidades. Tudo precisa ser flexível!


Para vencer uma crise, é necessário pensar em outras possibilidades.


Quando tudo parece estar desmoronando, você precisa estabelecer uma perspectiva positiva para não desmotivar as pessoas.


É interessante planejar reuniões com a sua equipe para que juntos possam pensar em soluções, além de estimular e fortalecer um ao outro.


Então, pense fora da caixa! Seja motivador e flexível, sempre buscando testar soluções diferentes.


Eventualmente as coisas irão dar errado e, de qualquer forma, você precisa continuar oferecendo um ensino de qualidade para seus alunos. Assim, como gestor, é seu dever levar força e passar confiança à sua equipe.



Você sabe o que é o efeito de comportamento manada?


É possível que você ainda tenha medo de que as consequências da pandemia afetem negativamente sua instituição. O medo de quebrar e o sentimento de pânico podem te levar a ter o comportamento que as outras instituições educacionais estão adquirindo, mas é exatamente aí que se deve ter cuidado.


Quando todos estão indo para a mesma direção, é preciso parar, respirar e captar as oportunidades. Por isso, não siga a manada!


É imprescindível que você reflita sobre o que está acontecendo e veja a melhor forma de obter um bom resultado com esse cenário de desespero, pois sempre existe uma oportunidade no meio de um comportamento de manada.


Comece a pensar: se está ruim para a sua escola e se está difícil captar e fidelizar matrículas, também está cansativo para seus concorrentes, e em algum ponto você irá encontrar uma solução que ninguém parou para observar.


Para liderar e alcançar resultados, pense em cultivar uma visão diferente dos demais.


Em meio ao desespero geral, seja a pessoa que observa a perspectiva que ninguém observou ainda. Faça uma relação com a realidade e compreenda o que está ocorrendo, focando em fazer um movimento diferente das outras pessoas.


Um gestor singular é poderoso e valioso, e tudo que é diferente vale mais!



O que une seus colaboradores?


Precisamos ser realistas e saber que ainda há um longo caminho pela frente, cheio de incertezas diante da pandemia e do convívio com restrições.


E quando as coisas estão difíceis, qual é o elo que une o seu time?


Quando você está enfrentando um cenário ruim, é necessário que esteja ciente de que a confiança é o que irá unificar a sua equipe, e caso não haja essa premissa, todos irão se decepcionar com os resultados obtidos.


Sendo assim, confie no seu time! Todos estão tentando fazer um trabalho eficiente diante de tempos assustadores.


Ao liderar, você precisa ser o responsável por unificar os colaboradores, descobrir o que está dando errado para que seja possível trabalhar aspectos singulares e, juntos, possam alcançar metas satisfatórias.


Se necessário, ofereça capacitações para eles, auxiliando-os a desenvolver qualificações que sigam a linha das mudanças educacionais, como por exemplo, a utilização de tecnologias em sala de aula.




Você sabe pedir ajuda?


Muitas vezes, é necessário deixar o orgulho de lado e partir para uma atitude singela: a de pedir ajuda.

Converse com amigos, familiares ou conhecidos, ligue e fale que está com problemas e que busca resolvê-los.


Conte sobre a situação, aceite e peça críticas e opiniões, pois serão elas que irão abrir um grande espaço na sua cabeça para pensar nas coisas com mais clareza.


Falar elabora o pensamento. Por isso, além de absorver outros pontos de vista, pode surgir uma ideia que irá te ajudar muito nesse processo.


Aprenda a pedir ajuda! Faça ligações, mande mensagens para a maior quantidade de pessoas possíveis e esteja aberto e suscetível à mudanças.



Há um longo caminho a percorrer


A mudança não está há um quilômetro de distância. Desse modo, é importante definir uma visão a longo prazo, pois nenhuma alteração significativa acontece de uma hora para outra.


Embora seja difícil, não deixe que a ansiedade te consuma. Tenha desejo, mas não se desespere e saiba aproveitar os aprendizados do caminho.


Lembre-se que também é preciso conduzir seus colaboradores nessa direção, então será necessário uma ambientação mais bem elaborada. Ao entender que é preciso dirigir pessoas com discernimento, você irá enfrentar a trajetória com mais lucidez.


O processo da mudança exige persistência, disciplina e paciência, mas é de extrema importância para a sua instituição.


Leve em consideração todos os aspectos abordados nesse artigo, 2022 será um ano muito promissor para a sua gestão e para a sua escola, que terá maiores e melhores oportunidades de atingir objetivos satisfatórios!



Gostou do artigo? Acesse os conteúdos que elaboramos especialmente para você, gestor, que quer fazer uma liderança poderosa!






16 visualizações0 comentário