Capacite sua equipe e melhore seus resultados

Atualizado: 24 de mar.



O investimento na capacitação dos professores e colaboradores é muito importante quando pensamos em desenvolver um bom trabalho pedagógico, capaz de trazer resultados valiosos para a instituição através da melhora da performance de todas as pessoas que compõem sua equipe.


Dedicar esforços para capacitar, empoderar e treinar seu time são características fortes de bons líderes, daqueles que entendem que a melhor forma de elevar o nível da sua instituição é investindo em seus colaboradores, fazendo com que eles acompanhem tudo de mais inovador que houver no ramo educacional.


Afinal, a competitividade crescente do mercado requer uma constante qualificação dos profissionais envolvidos, levando em conta, ainda, que as mudanças no campo do conhecimento acontecem de forma rápida, especialmente em relação ao desenvolvimento tecnológico.


O cenário escolar está frequentemente sendo alvo de adaptações, havendo necessidade contínua de absorção de novas metodologias, conhecimentos, orientações, etc., instituindo um novo ritmo ao ato de educar.


Embora essa seja uma das principais estratégias que irão elevar a qualidade da instituição, muitos gestores não dedicam tempo ou orçamento para isso, o que pode ocasionar até mesmo o retardo do processo de ensino-aprendizagem do aluno.


gif

Alguns estudos indicam que 80% da capacitação de profissionais ocorre por meio da cultura do ambiente de trabalho, ou seja, pela troca de informações e contato com os colegas de profissão, o que não é o ideal se levarmos em conta que essa é uma das principais funções que o gestor precisa fortalecer, pois trará diversos benefícios para a escola.


O uso de ferramentas digitais facilitou essas atividades, pois atualmente existem diversos recursos e qualificações facilmente acessadas de modo remoto.


Será que você precisa mesmo fazer parte da porcentagem de gestores que não se dedicam a melhora da qualidade do trabalho do seu time?


Será que não há nada que você possa fazer para transformar sua instituição em referência no mercado através da qualificação da sua equipe?


A seguir, iremos te mostrar os motivos que irão te levar a planejar a capacitação da sua equipe hoje mesmo! Por isso, pegue papel e caneta e continue a leitura!




Afinal, como a capacitação dos colaboradores pode te ajudar a adquirir mais matrículas?


Ao investir na qualificação dos funcionários, você está melhorando os resultados da sua estratégia de captação e fidelização de matrículas. Isso porque um profissional que acompanha tudo o que há de mais inovador do mercado é muito mais preparado em seu trabalho do que aquele que está parado no tempo.


No período de campanha, todos os seus parceiros devem estar corretamente treinados e preparados, para assim aumentarem as chances de atingir seus objetivos.


E nada melhor do que matricular os filhos em uma escola na qual os professores estão por dentro de todas as novidades do mercado educacional, não é mesmo?


Além disso, os colaboradores irão se sentir muito mais motivados, pois a capacitação também funciona como um estímulo para o desenvolvimento de suas maiores habilidades e consequente imersão nas áreas em que eles mais têm afinidade.


A 14ª edição da pesquisa panorama de treinamentos no Brasil, realizada pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) em conjunto com a Integração Escola de Negócios entre 2019 e 2020, mostrou que, em média, as empresas brasileiras oferecem apenas 16 horas anuais de treinamento à equipe.


A pesquisa ainda afirma que, em 80% dos casos, o aprendizado acontece através do treinamento entre colegas de trabalho, ou seja, os próprios funcionários são responsáveis por essa troca através da comunicação, embora não seja o ideal, levando em consideração que é seu papel, gestor, oferecer atributos que irão potencializar o trabalho dos seu time.


Diante do cenário em que a maioria das atividades escolares passaram a ocorrer de modo remoto, a capacitação dos profissionais também pôde ser encaixada nesse âmbito, o que facilita a iniciativa das escolas para inserir essa atribuição de forma prática.


É importante lembrar que é melhor investir em regularidade do que em intensidade. Por isso, oferecer um conteúdo frequente é uma ótima estratégia para se adotar.


A seguir, vamos listar alguns pontos importantes para que você inicie o processo de qualificação da sua equipe.



Planeje as capacitações


O planejamento é indispensável como ponto de partida de qualquer projeto. Se pensarmos na época de captação de matrículas, por exemplo, é importante que os funcionários estejam bem alinhados para receber uma grande demanda de trabalho e empenho para obter ótimos resultados.


Levando em consideração que cada um possui uma função diferente, é legal que você reflita e tenha definido o que cada servidor precisa e em quais pontos acredita que será interessante que eles invistam tempo e dedicação.


Para que seja possível ter uma visão ampla sobre todo o processo a longo e curto prazo, organize todas as suas ideias, datas e outras informações que julgar necessário em um documento ou até mesmo em um calendário.


Pense nas questões financeiras e quanto a instituição precisa investir nessas qualificações. Lembre-se de que é importante ter um armazenamento específico para esse tipo de atividade.


Não esqueça de avisar todos os envolvidos com antecedência, para que eles possam se organizar e se programar para iniciar as atividades.



Identifique quais são os pontos fortes e fracos dos seus colaboradores


Como gestor, você deve conhecer todas as habilidades dos profissionais que fazem parte da sua escola, para que você possa entender onde e como eles podem melhorar. Esse é um ponto importante para que esses profissionais tenham conhecimento sobre os aspectos que eles não irão se sair tão bem ou promover bons resultados.


E nada melhor do que o diálogo para determinar essas premissas, certo?


Estabeleça momentos de conversa com seu time para compreender e saber mais sobre quais direções eles possuem maior afinidade.


Tenha em mente que cada pessoa possui um valor e um propósito particular, ou seja, cada um deve ter sua relevância dentro das estratégias que a escola determina.


Esse é um assunto importante para que seus colaboradores possam saber qual é, de fato, seu papel dentro da profissão, quais pontos eles podem trabalhar com domínio e em quais ângulos eles possuem maior expectativa no ponto de vista do gestor.


Além disso, estimular as habilidades da equipe pode ser uma ótima oportunidade para promover o desenvolvimento de cada um, e é fundamental para a capacitação profissional que o gestor impulsione o autodesenvolvimento do seu time.


Um profissional competente é aquele que sempre está atualizado e procura aperfeiçoar as suas qualidades.


Você deve pensar sobre o que está bombando no mercado para introduzir a novidade na sua escola. A tecnologia tomou uma proporção gigantesca, e dessa forma, é relevante que os colaboradores estejam ciente dessas inovações.


Hoje em dia, muitas tecnologias educacionais estão sendo utilizadas em sala de aula. Então, que tal adaptar sua equipe para que as aulas sejam muito mais poderosas e o processo de ensino-aprendizagem seja facilitado?




Estabeleça uma boa relação entre as pessoas que compõem a sua instituição


O grande clichê “juntos somos mais fortes” se encaixa perfeitamente nesse ponto, afinal, para ter seus objetivos concretizados é imprescindível que a equipe trabalhe conjuntamente e de forma harmônica para resultados satisfatórios.


E o gestor, como líder, deve proporcionar um ambiente amigável para que haja uma boa relação entre todos os colaboradores, pois sabemos que um local de trabalho agradável é muito mais produtivo.


Esse sentimento de coleguismo é importante para que o time esteja sempre disposto a ajudar uns aos outros, colaborando para uma finalidade em comum.


Você pode programar as capacitações pensando justamente nessa união do time, fazendo dinâmicas que gere comunicação e momentos descontraídos.


Prepare encontros semanais, por exemplo, para que eles possam dividir uns com os outros sobre as experiências que estão tendo com as capacitações, sempre pensando em proporcionar momentos de descontração.


Dentro dessa ideia de clima organizacional saudável, é interessante que você tenha em mente algumas premissas do marketing institucional, mais especificamente do endomarketing, que possui estratégias para manter o ambiente de trabalho prazeroso.


A ideia aqui é que os funcionários se sintam tão satisfeitos ao exercer as atividades que contem externamente sobre todos os benefícios que a instituição proporciona.


Se deseja saber mais sobre marketing institucional e endomarketing, acesse nosso artigo agora mesmo!



Ainda pensando no aspecto de equipe, é interessante que cada pessoa tenha conhecimento para desenvolver múltiplas tarefas que são mais importantes para o funcionamento da instituição como um todo.


Por exemplo, na campanha de matrícula, é legal entender como funcionam os materiais da campanha, e esse é um trabalho que eles podem realizar em conjunto.



Cada atividade possui uma capacitação específica


Lembre-se que cada atividade precisa de uma maneira adequada e singular de capacitação, então estude quais são as melhores opções para cada caso. Atualmente existem inúmeros cursos online que são ótimas opções nesse momento em que a maioria das práticas são à distância.


Agora que entendemos como a capacitação da sua equipe escolar irá ajudar na captação de matrículas, é hora de colocar em prática todos esses pontos para que sua próxima campanha seja um sucesso!


O mundo digital nos proporciona comodidade e praticidade, então use as ferramentas tecnológicas à seu favor para manter contato frequente com os funcionários e para que eles estejam sempre atualizados e capacitados para exercer a profissão com excelência!



Gostou desse artigo? Acesse agora mesmo outros conteúdos em nosso blog! Aqui, você irá encontrar diversos artigos elaborados especialmente para você, gestor, que quer fazer um trabalho encantador!




11 visualizações0 comentário